A quantidade recomendada de água para mulheres é de 2.7 litros e para homens 3.7 litros por dia. Mas essa quantidade inclui a água presente na alimentação como nas frutas, sopas e outros tipos de bebida. Essa quantidade pode variar conforme a temperatura ambiente, tipo de atividade diária e se o indivíduo faz exercícios ou não.
Mas os especialistas alertam também para o perigo de não beber água suficiente, pois beber água é importante para manter o organismo hidratado. Ao sentir a pele e os cabelos muito secos, este pode ser um sinal de que é necessário beber mais água. Porém, não espere sentir a garganta seca para beber água, é a desidratação que faz o cérebro acionar a sensação de sede. Portanto, ela só aparece quando o corpo já está desidratado. A cor e a quantidade de urina sinalizam como anda a sua hidratação, se estiver escura e pouco volumosa, é um indício de que o corpo está com uma baixa oferta do líquido. Mas se sentir o estômago pesado e notar um certo inchaço corporal, talvez seja hora de diminuir um pouco o consumo de água.
Beber durante as refeições faz mal. A Organização Mundial da Saúde alerta que não se deve beber nada durante a refeição, pois faz mal a saúde e pode engordar.
Ao ingerir algum líquido, seja água, suco ou refrigerante durante a refeição o suco gástrico fica mais diluído e retarda a digestão dos carboidratos e das proteínas aumentando a fermentação, que pode gerar gases e arrotos.
Além disso a refeição se torna menos nutritiva porque os nutrientes presentes na refeição podem não ser devidamente digeridos e parte das vitaminas e minerais da refeição não são absorvidas, embora as calorias não correm esse risco!
A quantidade de líquido permitida varia conforme a capacidade do indivíduo, mas em geral cerca de 150 ml. Em média meio copo de água ou qualquer outro líquido ao fim da refeição, é o suficiente para matar a sede e ajudar degustar melhor a comida e não engasgar.