O refrigerante pra muitos chega a ser um líquido diário insubstituível, sendo assim muito prejudicial a saúde principalmente por não ser muito divulgado seus efeitos. Os refrigerantes à base de cola como a coca-cola e a pepsi, por exemplo, podem fragilizar os ossos, cabelos e unhas pois contém ácido fosfórico, que cria uma acidez no sangue e para que o corpo recupere seu equilíbrio retira o cálcio dos ossos fragilizando estes tecidos.
Além disso danificam os dentes, pois sua acidez promove uma erosão dentária que leva à perda de minerais no esmalte dental. Mas uma das formas de minimizar o contato do refrigerante com os dentes, é tomá-lo de canudinho.
Quem toma um copo de refrigerante por dia possui ainda 83% de chances a mais de desenvolver a diabetes tipo 2, devido a alta concentração de açúcar que a bebida contém, que leva o organismo a fabricar uma maior quantidade de insulina, e com o passar do tempo torna-se resistente à esta substância.
O consumo frequente de refrigerante pode causar dor de estômago e gerar gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal, devido à presença do gás presente na bebida que faz o corpo produzir ainda mais suco gástrico, aumentando ainda as chances de desenvolver uma gastrite.
Assim como qualquer outro produto industrializado o refrigerante possui sódio em sua composição, que favorece a retenção de líquidos, que leva ao aumento de peso, barriga estufada e pernas inchada.
O refrigerate só faz mal quando é consumido em excesso, ou seja, mais de 1 vez por semana. Mesmo assim fica a dica,pense duas vezes antes de acostumar seus filhos a toma-lo,tudo é questão de hábito e isso cuidamos de cedo.